Nesta imagem consegue-se visualizar a primeira fase da mitose que corresponde à Profase.
Esta fase começa com um aumento do volume nuclear e com a condensação da cromatina. A membrana celular desorganiza-se, deixa de ser visível, e os centrossomas afastam-se para os polos opostos, formando um fuso acromático.
Nesta fase, pode verificar-se que cada cromossoma é constituido por dois cromatídeos unidos pelo centrómero, o que significa que a duplicação dos cromossomas ocorreu antes, ou seja, na interfase.
No final desta fase um ou vários nucléolos desaparecem e o invólucro nuclear degrada-se.
11ºA 100x15 |
Na Metafase os cromossomas atingem o seu grau máximo de condensação.
Os cromossomas que estão ligados ao fuso acromático formando um placa equatorial .
Dois fios de cromossoma ligam-se ao centro do centrómero.
11ºA 100x15 |
Esta fase, a Anafase, começa pela rompimento dos centrómeros separando assim os dois cromatídeos que constituem cada cromossoma.
Os cromossomas começam a ascender para polos opostos: metade dos cromossomas vão para um lado e a outra metade vai para o outro.
11ºA 100x15 |
Nesta última fase, na Telofase, os cromossomas atingem aos polos e sofrem um processo de descondensação. O fuso acromático desorganiza-se e, por isso, deixa de ser visível.
Termina assim a divisão nuclear, produzindo dois novos núcleos, duas novas células, em que cada célula-filha terá na sua composição a metade exata do DNA da célula-mãe.
11ºA 4x10 |
Em simultâneo com a mitose nuclear ocorre a citocinese (processo de divisão do citoplasma), sendo que a divisão celular só está completa quando termina a citocinese.
A citocinese pode iniciar-se tanto no da anafase como na telofase.